Thursday, November 15, 2012

Asfaltofone

Mais um post da série: por que não podemos ser assim?

Esta pergunta eu me faço VÁRIAS vezes por dia,  TODO santo dia aqui no Japão: por que a gente não pode ser como os japoneses?

Descobri que o asfaltofone foi inventado na Dinamarca. Tem alguns aqui no Japão. Passamos por dois em uma estrada em Kanazawa, e no segundo eu estava preparada para gravar.

Ele é feito com pequenas "ranhuras" no asfalto que quando o carro passa por elas a vibração faz barulho (igual as que fazem BRRRRRRRRRRR em algumas curvas das estradas brasileiras ou quando estão raspando o asfalto). São "posicionadas" em diferentes distâncias umas das outras, de forma a tocar uma música quando você passa por cima.

Então se você dirige na velocidade permitida, a música toca no ritmo certo. Isso é uma motivação extra para que os motoristas respeitem a velocidade.

Adorei!!!




2 comments:

  1. A nossa música é "acorda pra nao bater, fdp!". Quase igual. :o(

    ReplyDelete
  2. Gostaria de saber quando que a prefeitura de Porto Alegre vai ter vergonha na cara e PAVIMENTAR A ESTRADA KANAZAWA, QUE hoje dia 12/08/2014 está totalmente destruida esburacada, sem esgoto e os veículos que por lá passam acabam caindo e ficando presos nas crateras, e pensando nas crianças que nela caminham correndo o risco de serem atropeladas pois não tem calçada e precisam ir a escola e caminham no barro e esgoto e nem ônibus existe, apesar de ser um Bairro antigo Belem Velho está bem esquecido pelas autoridades. queremos solução imediata atenção ministério Público prefeitura está devendo esta reforma que já é solicitada a mais de 40 anos!!!!! Luis Worm

    ReplyDelete