Tuesday, November 6, 2012

Bazar e a vida de Embaixatriz

Este é mais um capítulo de sobre a vida de uma Embaixatriz...

O bazar acontece no começo de novembro, todos os anos. Organizado pela Associação de Damas Nipo-Latino Americanas, tem o objetivo de trazer um pouco da cultura dos nossos países para Tóquio e ao mesmo tempo arrecadar fundos para apoiar projetos em cada um dos países que participam do evento.

A organização é composta por todas as Embaixatrizes latino-americanas e a parte japonesa: esposas de diplomatas, deputados, políticos, etc. Vocês podem imaginar estas reuniões... Para mim, são eternas e bem sofridas.

Antes do bazar, cada Embaixada tem que vender pelo menos 100 ingressos, cada um a US$ 25. No dia do evento, cada país tem uma mesa de artesanatos e outra de comidas típicas. Uns 4,000 japoneses vão ao bazar para ver, provar e conhecer um pouco destes países.

A teoria é muito bonita, mas para quem tem que organizar, é muito trabalho para um evento que poderia ser muito melhor em diversos aspectos. Mas como eu não estou disposta a enfrentar esta batalha, fica por isso mesmo. Mudanças não são bem vindas nem na cultura japonesa e nem na diplomacia.

Participamos porque não temos  alternativa. E obviamente, eu participo representando a Costa Rica, inclusive cozinhando pratos típicos. hahaha Seria cômico se não fosse trágico...

A presidente honorária da organização é a S.A.I. Princesa Hitachi (com chapéu branco nas fotos). Ela é casada com S.A.I. Príncipe Hitachi, irmão mais novo do atual Imperador. Ela tem (pasmem) 72 anos e está super em forma! Muitas japonesas no evento estavam comentando sobre as batatas da perna da Princesa. Realmente eu nunca vi tantos músculos definidos na batata da perna de ninguém, ainda mais de alguém desta idade!

Estas são as fotos da chegada dela ao evento. Todos os Embaixadores e Embaixatrizes presentes esperam pela Princesa em fila, seguindo a ordem de precedência no Japão. Do meu lado esquerdo, a Embaixatriz do México.

Passei todo o mês de outubro preparando e cozinhando para este evento. E tem gente que acha que eu é que vivo uma vida de princesa...


6 comments:

  1. Oi Tau
    "Ossos" do oficio que você nunca teria a chance de viver fora desta função herdada do Alvaro!
    Apesar do cansaço, com certeza experiencia única para vocês dois!
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim mamãe, você (como sempre) tem toda a razão. E no final, apesar do cansaço, a gente fica com a lembrança da parte boa.
      Beijos!

      Delete
  2. Caraca 72! Tem fotos do bazar? Fiquei imaginando estandes de opend-day de village, só que muito maior e super chique :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mari, eu não tirei nenhuma foto. E antes fosse uma coisa mais open-day do village.
      A idéia do bazar é boa, mas tem tanta coisa que poderia ser melhor... TANTA!!! Várias idéias, mas ninguém quer assumir isso e realmente tentar mudar. Se fosse um open-day de village seria BEM mais legal! Só para você ter idéia, tiveram umas 3 apresentações de dança/música. E numa delas, a filha do Embaixador do país dançou. Deu uma vergonha alheia, mas no final, estamos todos sendo representados por eles, sabe?
      Enfim... ano que vem eu tiro fotos!
      Beijos!

      Delete
  3. Tauli, quando comecei ler fui lembrando das barraquinhas do Welcome party! Pensando bem, CISV foi um bom começo de treino! Bjssss Saionara
    (Lembranças para Noriko)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ruth, o CISV foi um treino bem melhor e mais profissional que este, believe it or not...
      Noko-san é uma linda! Sempre falamos de vocês!
      Beijos!!

      Delete