Tuesday, December 4, 2012

Vinhos, Princesa(s) e Thomas Lovejoy

Há um pouco mais de um mês fomos convidados para um jantar na residência da S.A.I. Princesa Takamado.

Era um evento petit-comité, em homenagem ao senhor Thomas Lovejoy, que estava aqui no Japão para receber o Blue Planet Prize. Este é um prêmio que reconhece esforços extraordinários em pesquisas e aplicações científicas que contribuem para a resolução de problemas ambientais globais.

Para quem não conhece o Sr. Thomas, ele é um super biólogo, que trabalha com a  Amazônia desde 1965, e foi quem introduziu o termo "biodiversidade" à comunidade científica nos anos 80. Entre outras várias iniciativas, ele também apoia o INBio (Instituto Nacional de Biodiversidade) na Costa Rica.

Entre os 20 casais convidados, os únicos Embaixadores eram o do Brasil e da Costa Rica.

Quando chegamos, a Princesa Takamado (que fala inglês e francês fluente) explicou que a idéia da noite era celebrar a reunião de amigos com vinhos especiais que ela tinha guardado. Ela possui muitas garrafas de safras especiais que "sobraram" e não são suficientes para um evento maior, mas que eram muito boas para uma noite de degustação como esta.

Entre os vinhos, ela tinha algumas garrafas de safras de anos que foram especiais para ela, como uma de 1954 (ano de nascimento de seu marido, o falecido Príncipe Takamado).

Também tinha um vinho de 1979, outro ano importante para a humanidade. Ano este em que, do outro lado do mundo, nascia outra princesa: Tauli Furuiti.

Mas o especial mesmo, chegou no final da noite. Um vinho do Porto de 1875. O Álvaro pediu para tirar uma foto:

Não preciso nem falar que eu cheguei em casa trilili depois de provar tantos vinhos, né?

Ah, e na saída eu me deparei com uns arranjos de flores ma-ra-vi-lho-sos. Acho que só os japoneses mesmo para fazer isso...

E a Princesa Takamado me contou que eles são feitos para decorar a Garden Party (em março). No ano que vem vou prestar mais atenção nestes detalhes...

Lindos não?













No comments:

Post a Comment