Tuesday, December 6, 2011

Visitas de Chefe de Estado...

...eu não desejo para ninguém. O trabalho que envolve uma visita destas é difícil de descrever.

Há diferentes tipos de visitas, e varia conforme o país que hospeda. Aqui no Japão a visita pode ser: Visita de Estado, Visita Oficial ou Visita Oficial de Trabalho.

A Visita de Estado é um convite que o governo japonês faz para alguns Chefes de Estado, que se hospedam na residência oficial (aqui, no Palácio de Akasaka). Esta recepção inclui diversos eventos com o Imperador, a Imperatriz e com a família Imperial (boas vindas, banquete, despedida...). Geralmente não acontecem mais de umas oito visitas destas por ano.

A Visita Oficial é também um convite do governo japonês para Chefes de Estado, membros das famílias Reais e outros funcionários de alto-escalão. As atividades com o Imperador e a Imperatriz são determinadas com base em cada convite.

A Visita Oficial de Trabalho é similar à Visita Oficial, mas a iniciativa é tomada geralmente pelo país que está visitando o Japão. Uma vez que o país demonstra interesse em vir, o governo japonês irá decidir se fará um convite oficial e os receberá como convidados distintos. A família Imperial irá recebe-los, mas os detalhes destas recepções variam de acordo com cada visita.

A Presidente da Costa Rica, Sra. Laura Chinchilla, vem em uma Visita Oficial de Trabalho, mas estará hospedada no Palácio de Akasaka (o Álvaro e os Ministros que acompanham também) e terá alguns eventos com o Imperador.

Justamente por ser uma Visita Oficial de Trabalho, eu não participo de muita coisa. Irei apenas à recepção que oferecemos, a um almoço que o Imperador e a Imperatriz oferecem no Palácio Imperial (nos contaram que só oferecem dois ou três por ano) e a um discurso que a Presidente oferecerá na Universidade das Nações Unidas.

Ela chega em poucos minutos (hoje, terça) e fica até sábado. Passarão por Nagoya para visitar a Toyota e irão para Kyoto também.

Ela é muito bem-vinda e tenho certeza que será uma ótima experiência pra todo mundo, mas preciso confessar que não vejo a hora de ter meus finais de semana livres, sem ter que pensar em visitas... já faz quatro meses que estamos assim...

Bem-vinda Senhora Presidenta!! (como ela gosta de ser chamada)



No comments:

Post a Comment