Wednesday, December 5, 2012

Guia do Torcedor

Ontem me deparei com isso:


E depois de ver os vídeos sobre a saída do Corinthians de São Paulo, entendi o quão necessário ele é.

Acho que se existem culturas opostas, elas podem ser: a japonesa e a da Fiel. E confesso que me dá medo ver estas duas convivendo tão intensamente.

O Guia do Torcedor traz dicas de comportamento bastante simples, mas que são muito importantes e respeitadas pelos japoneses. A maioria dos brasileiros que visita o Japão, nem sabe que estas condutas existem.

Parecem ser detalhes "bobos", mas são justamente eles que garantem que uma cidade como Tóquio, muito maior e mais populosa que São Paulo, funcione como se tudo fosse ensaiado. Todo santo dia. Até mesmo em dias de emergência, como no dia do terremoto de março de 2011.

Acho que, para a gente, o equivalente a não se comportar desta maneira seria algo como imaginar muita gente chegando em São Paulo de repente e furando filas na maior cara de pau, arrotando na frente de todo mundo ou cuspindo no chão em qualquer lugar. Como se isso fosse "normal".

Espero que todos os torcedores que estão vindo tenham recebido um Guia destes e, claro, lido e estudado de cabo a rabo!

São comportamentos como estes do Guia do Torcedor que garantem muita coisa: a cidade sempre limpa, ordem, que as pessoas tenham seus direitos respeitados sempre, que tudo funcione sempre como deveria, e por aí vai... a lista é infinita!

Tem que vir ver para crer.




1 comment:

  1. Fiquei pensando como seria seu texto se voce não fosse corintiana!!
    Que não passe muita vergonha alheia.
    Bj

    ReplyDelete