Wednesday, March 14, 2012

Terremotos

Que semana!!!

Domingo fez um ano do terremoto em Sendai. E esta semana tem tremido MUITO!!!

Só hoje, foram 7 terremotos desde às 4 da manhã. Eu não senti quase nenhum. Só ficava sabendo pelas pessoas que estão fora do Japão e me perguntavam se estava tudo bem.

Agora pouco veio um. O mais forte que senti desde que chegamos, em agosto do ano passado. Estávamos sentados à mesa e tudo começou a balançar e fazer muito barulho. Muito! Lâmpadas, cortinas, luzes, quadros, coisas nas estantes. Tudo se mexendo! E a gente paralisou. E o barulho forte do prédio se mexendo. E foi mais longo do que eu imaginei que pudesse durar.

Estou no Twitter e nos sites que sempre uso, vendo o que estão falando a respeito. Um dos sites, especialistas em reportar terremotos, fala que foi de 6.8 na escala Richter, bem superficial (10km), o que faz com que você sinta mais. Ás vezes eles são super profundos, e mesmo que seja mais forte, você não sente tanto.

Como se não bastasse tudo isso, no site ainda fala que o epicentro foi há 185km da costa e que portanto não há perigo. Mas... detalhe: que parece ter ocorrido na mesma falha do terremoto de 9.0 do ano passado. E que o de hoje tem chances de ser uma réplica. MEDA!!!!

Estou super tonta ainda (dispenso piadinhas). A sensação é parecida com estar mareada depois de um passeio de barco. Ou quando você esteve bastante tempo na cama elástica e decide pisar no chão depois. Muito estranho. E vira e mexe parece que tudo está se mexendo.

Confesso que não foi uma experiência legal. Só fico pensando no que foi o terremoto de 9.0 de 2011. E o trauma que ele deixou para quem viveu. Não é à toa que quem presenciou, entra em pânico com qualquer chacoalhada.

Acho que talvez melhor eu dormir de roupa...

1 comment:

  1. É Tauli, confesso que na hora veio a memória do dia 11/03 na minha cabeça, não é mole, por mais que a gente tente esquecer, a experiência fica guardada lá no cantinho do cérebro e vem a tona em um acontecimento desses... Achei que foi bem parecido...
    Bjs,
    Aline

    ReplyDelete