Tuesday, October 25, 2011

Meu pai É japonês!!!

Parece óbvio, mas para mim não era.

Muita gente pergunta se eu fui criada como japonês ou como brasileiro. E é uma pergunta difícil de responder, porque eu não tenho outra base de comparação. O Álvaro sempre fala que eu sou muito japonesa, eu acho que minha mãe é bem japonesa. Mas estando aqui, percebo quão japonês é o meu pai. E é principalmente nas coisas pequenas, nos gestos...

Os japoneses, quando vão falar deles, apontam o dedo indicador para o nariz. Meu pai sempre fez isso! Exatamente assim:











Tem outro gesto que quando vejo aqui, sempre penso nele. Quando os japoneses contam coisas, usam os dedos de uma forma diferente dos brasileiros. A contagem é igual até o 5. Depois, quando envolve as duas mãos, eles fazem assim:










Este é ou não o Senhor Miyagi???

1 comment: