Wednesday, October 26, 2011

Carteira de motorista

Quase posso concluir que alguns órgãos governamentais não funcionam em nenhum lugar do mundo, seja no Brasil, na Costa Rica, na China ou no Japão.

O processo foi horrível. Já começou mal. Em cima da janela onde entregávamos os papéis dizia: "este departamento está sempre muito ocupado e seu procedimento pode durar 2 horas". Não tinha nem 10 pessoas na fila e ficamos 4 horas apenas para revalidar nossa carteira de motorista. E isso porque decidimos sair sem ela, e receber pelo correio.

Tudo isso para nada mais que um pequeno exame de vista, que consistia em olhar nesta máquina ao lado do Álvaro e falar qual luz acendia, como aparece nesta figura. Menos de 30' por pessoa...


















O processo normal de tirar a carteira de motorista japonesa custa uns R$7.000,00 e vai ficando mais caro cada vez que você tem que retomar o teste, caso não passe de primeira. Muita gente obviamente não tira.

Você ganha este livrinho com os regulamentos de segurança viária para pedrestes e ciclistas. E tem algumas informações muito importantes, como esta. Você pode levar uma multa alta ou até ser preso por andar de bicicleta bêbado. E também pode ser punido por servir bebidas alcoólicas para pessoas que estão de bicicleta.


















E como não poderia faltar, um momento reflexão:

1 comment: