Tuesday, August 16, 2011

Terremoto e a mudança de hábitos

Este é um verão muito diferente para os japoneses.

Desde o terremoto e do tsunami de 11 de março, o governo ordenou que todas as companhias, centros comerciais, escritórios, universidades, órgãos governamentais, etc economizassem energia para compensar a queda na produção pela usina de Fukushima.

Isso significa que o ar condicionado de todos estes lugares não baixará de 28C. As pessoas devem ir trabalhar num esquema mais informal, com camisa de manga curta, sem terno e gravata. Quase não se vê homens engravatados. Algumas empresas mudaram o horário de trabalho, para que comecem e saiam mais cedo, usando menos energia. Nosso hotel pede para deixar o ar condicionado do quarto desligado quando não estivermos presente.

As ruas estão visivelmente mais escuras que há dois ou quatro anos. Muitos letreiros estão apagados. Em todos os vagões de metrô e trem algumas luzes foram retiradas, e logo abaixo um adesivo explica o porquê. Algumas estacões ficam no escuro na hora do almoço.

E não é um verãozinho qualquer. A temperatura é de uns 34C todos os dias. Com a humidade, a sensação térmica é de 40C.

Todos andam com seus leques e suas toalhinhas para secar o suor, mas ninguém reclama. Ninguém cogita burlar o sistema. Cada um faz a sua parte para ajudar. Bonito né?

No comments:

Post a Comment