Thursday, October 17, 2013

Serviços de entrega no Japão: onde o seu tempo vale mais!

Faz dias que eu quero escrever sobre isso e esqueço. Acabo de receber outra encomenda, às 20:00, e resolvi que já não posso mais postergar.

A questão das entregas no Japão merece muito mais do que um post, e meu respeito, claro. Merece reconhecimento internacional!!! Estou para conhecer outro país que funcione assim...

Primeiro, vamos às vendas online. Estou ficando super mal acostumada. A Amazon Japão é meu novo vício. NUNCA esperei mais de 24 horas para receber algo que comprei online, com frete grátis!!! E claro, se você comprar pela manhã, chega no mesmo dia. Quando a Frévia estava aqui, compramos um sapato para ela às 11:00, repetindo: com frete grátis, e ele estava em casa antes das 15:00 do mesmo dia. Só mesmo vendo para crer... E não preciso dizer que não é só a Amazon, né?

Outra coisa que me surpreende é que sempre que recebo uma mercadoria e não estou em casa, me deparo com um bilhete dos correios ou da empresa de logística avisando que tentaram me entregar o pacote. Se for antes das 20:00, eu posso ligar para o entregador direto (o número está no papel) e arriscar meu japonês para acordarmos o horário para entrega ainda no mesmo dia.

Caso eu não queira fazer mímica por telefone, posso ligar para uma central (onde me atendem em inglês, seja dos correios ou de empresas privadas) e escolher o horário de entrega (podendo ser ainda para o mesmo dia). E aí entram os melhores detalhes: todos trabalham no final de semana e eu posso escolher o horário!!! As opções geralmente são mais ou menos estas:
1. Manhã (9:00 - 12:00)
2. Qualquer hora
3. 12:00 - 14:00
4. 14:00 - 17:00
5. 17:00 - 19:00
6. 19:00 - 21:00

Moral da história: nada de ficar o dia todo esperando algo em casa, refém das prestadoras de serviços. Esta consideração com o seu tempo também funciona quando vão arrumar qualquer coisa quebrada na em casa, instalar algo, etc. Fico lembrando quantas vezes no Brasil esperei algo/alguém para o dia X. Não vieram, e só quando eu liguei para reclamar me disseram que não deu e que "tentariam" no dia seguinte. Aqui, o tempo do consumidor é realmente mais valorizado.

Os serviços de entrega são tão bons que a maioria dos japoneses que viaja, usa estas empresas para que entreguem as malas em casa (ou no aeroporto). Ou seja, quando você está indo viajar agenda para que retirem suas malas em casa e mandem para o aeroporto. Ou quando chega de viagem, manda sua mala direto para casa. E aí, não precisa carregar nada no trem ou no ônibus. Claro, tudo com a garantia de que elas chegam no horário pré-determinado. Muita gente vai jogar golf ou até viajar dentro do Japão mesmo, e faz a mesma coisa com os tacos ou com a malinha, para não ter que se preocupar com nada no trajeto de ida e vinda.

Há uns finais de semana fomos viajar e esquecemos coisas no hotel. Eles nos mandaram, e eu paguei o frete aqui quando o pacote chegou, no dia seguinte.

Com um serviço assim, obviamente todas as empresas usufruem do sistema, e quem mais sai ganhando é o consumidor (no meu ponto de vista). Você pode basicamente ir a qualquer loja, supermercado, em qualquer lugar do Japão, comprar coisas (desde cacarecos até frutos do mar, congelados...) e mandar entregar em casa usando este sistema.


Tiro meu chapéu e continuo me surpreendendo todas às vezes que recebo algo. Só não faço todas as minhas compras online porque meu japonês ainda não permite, mas este é o maior dos incentivos para estudar mais.  

No comments:

Post a Comment