Monday, December 10, 2012

Corinthians no mundo!!

Recebi estas fotos direto da fonte, do criador da campanha.

O Timão em Chelsea:





E em Nagoya:
Acabei de perguntar para a minha professora o que quer dizer esta frase no caminhão, em japonês, e ela disse: 
"A gente vai ter mostrar entusiasmo/loucura de verdade". 

本当の熱狂を魅せてあげよう 
(ほんとのねっきょうをみせてあげよう)

Apropriado... 

VAI CORINTHIANS!!!

Wednesday, December 5, 2012

Guia do Torcedor

Ontem me deparei com isso:


E depois de ver os vídeos sobre a saída do Corinthians de São Paulo, entendi o quão necessário ele é.

Acho que se existem culturas opostas, elas podem ser: a japonesa e a da Fiel. E confesso que me dá medo ver estas duas convivendo tão intensamente.

O Guia do Torcedor traz dicas de comportamento bastante simples, mas que são muito importantes e respeitadas pelos japoneses. A maioria dos brasileiros que visita o Japão, nem sabe que estas condutas existem.

Parecem ser detalhes "bobos", mas são justamente eles que garantem que uma cidade como Tóquio, muito maior e mais populosa que São Paulo, funcione como se tudo fosse ensaiado. Todo santo dia. Até mesmo em dias de emergência, como no dia do terremoto de março de 2011.

Acho que, para a gente, o equivalente a não se comportar desta maneira seria algo como imaginar muita gente chegando em São Paulo de repente e furando filas na maior cara de pau, arrotando na frente de todo mundo ou cuspindo no chão em qualquer lugar. Como se isso fosse "normal".

Espero que todos os torcedores que estão vindo tenham recebido um Guia destes e, claro, lido e estudado de cabo a rabo!

São comportamentos como estes do Guia do Torcedor que garantem muita coisa: a cidade sempre limpa, ordem, que as pessoas tenham seus direitos respeitados sempre, que tudo funcione sempre como deveria, e por aí vai... a lista é infinita!

Tem que vir ver para crer.




Tuesday, December 4, 2012

Vinhos, Princesa(s) e Thomas Lovejoy

Há um pouco mais de um mês fomos convidados para um jantar na residência da S.A.I. Princesa Takamado.

Era um evento petit-comité, em homenagem ao senhor Thomas Lovejoy, que estava aqui no Japão para receber o Blue Planet Prize. Este é um prêmio que reconhece esforços extraordinários em pesquisas e aplicações científicas que contribuem para a resolução de problemas ambientais globais.

Para quem não conhece o Sr. Thomas, ele é um super biólogo, que trabalha com a  Amazônia desde 1965, e foi quem introduziu o termo "biodiversidade" à comunidade científica nos anos 80. Entre outras várias iniciativas, ele também apoia o INBio (Instituto Nacional de Biodiversidade) na Costa Rica.

Entre os 20 casais convidados, os únicos Embaixadores eram o do Brasil e da Costa Rica.

Quando chegamos, a Princesa Takamado (que fala inglês e francês fluente) explicou que a idéia da noite era celebrar a reunião de amigos com vinhos especiais que ela tinha guardado. Ela possui muitas garrafas de safras especiais que "sobraram" e não são suficientes para um evento maior, mas que eram muito boas para uma noite de degustação como esta.

Entre os vinhos, ela tinha algumas garrafas de safras de anos que foram especiais para ela, como uma de 1954 (ano de nascimento de seu marido, o falecido Príncipe Takamado).

Também tinha um vinho de 1979, outro ano importante para a humanidade. Ano este em que, do outro lado do mundo, nascia outra princesa: Tauli Furuiti.

Mas o especial mesmo, chegou no final da noite. Um vinho do Porto de 1875. O Álvaro pediu para tirar uma foto:

Não preciso nem falar que eu cheguei em casa trilili depois de provar tantos vinhos, né?

Ah, e na saída eu me deparei com uns arranjos de flores ma-ra-vi-lho-sos. Acho que só os japoneses mesmo para fazer isso...

E a Princesa Takamado me contou que eles são feitos para decorar a Garden Party (em março). No ano que vem vou prestar mais atenção nestes detalhes...

Lindos não?