Wednesday, March 21, 2012

Boas maneiras

Aqui, boas maneiras também se educa no metrô.

O comportamento dos japoneses no metrô é dos mais respeitosos que eu já vi. Todo mundo age sempre evitando incomodar ao outro. Qualquer esbarrada em alguém é evitada. Mesmo com o metrô lotado da hora do rush, não é a mesma bagunça que era na China, por exemplo. Sim, estão todos esmagados, mas ainda assim tentando não incomodar o vizinho.

Nas estações tenho encontrado vários cartazes sobre boas maneiras.

Já vi 3 tipos de cartazes:


Estes que ensinam você a se comportar na plataforma: o que fazer caso alguém caia nos trilhos, o perigo de andar vendo o celular, jogando vídeo game, ouvindo música, bêbado, e por aí vai.



No mesmo estilo, têm uns que explicam as razões por não poder levar sua bicicleta dentro do trem, como levar seu cachorro no metrô e como se comportar perto dos assentos prioritários.




O segundo tipo de cartazes é desta coleção de "boas maneiras":

 
 

E foi baseado nestes que um japonês fez
este outro. Eu já tinha mostrado este cartaz neste Post sobre o Halloween.

E diz: "Por favor faça isso na América".
"Favor evitar festas de halloween dentro dos trens".





Por fim, a coleção mais fofa de todas:

Como a mensagem nem sempre é óbvia, vou traduzir as letrinhas pequenininhas que aparecem em cada um.

Este do gato diz:

"Por favor tenha consciência de que colocar maquiagem no trem pode incomodar os outros."




Este do hamster diz:

"Por favor considere os passageiros ao seu redor ao usar seu celular".

Ninguém aqui atende ou fala no celular no metrô.

O gato no banco diz: 

"Mesmo que você tenha tomado uns drinks, por favor não deite no banco do trem". 

É bastante comum ver gente trilili no trem. É uma cena que se repete todas as noites, mesmo em dias de semana. É muito comum que depois do trabalho os japoneses saiam para comer e tomar (muitos) drinks. 



Os patinhos: 

"Se você estiver parado perto das portas, por favor abra caminho para os passageiros que vão descer". 



Este gato fofo: 

"Por favor considere as pessoas ao seu redor quando pensar em beber ou comer no trem". 

Obviamente raramente vemos alguém comendo no trem. E quase sempre, são crianças. Ou estrangeiros. hahaha





O poodle: 

"Por favor não ponha seus pertences no assento ao seu lado".





Ok, tudo bem que apenas os cartazes não garantem o bom comportamento de ninguém, mas que poderia ter uns destes espalhados pelo Brasil, poderia, né?

Vou continuar tirando fotos e colocando as novas aqui.



Tuesday, March 20, 2012

A infra contra terremotos...

Acho que morando no Japão é natural pensar com mais frequência nas estruturas de todas as construções para aguentar terremotos. Mesmo sem ser engenheiro...

Gostaria de falar mais japonês para poder tentar ver mais de perto como é o sistema de amortecedores dos prédios. 

Uma coisa que sempre me impressiona é a estrutura das construções. 

Já pensou o que é ter um andaime à prova de terremotos?

Estes dias estavam desmontando uma mega estrutura em um prédio aqui ao lado e eu tirei esta foto. Infelizmente eu não sei olhar e dizer o que é que realmente muda entre um andaime no Brasil e um aqui. Sei que um tem cara de que um é estável e outro não. Me dá a sensação de que em um eu subiria (mesmo com terremotos), em outro não. hahaha 

Mas o que faz um andaime aqui estar preparado para aguentar um terremoto a qualquer momento? Engenheiros, por favor, me ajudem!



Wednesday, March 14, 2012

Terremotos

Que semana!!!

Domingo fez um ano do terremoto em Sendai. E esta semana tem tremido MUITO!!!

Só hoje, foram 7 terremotos desde às 4 da manhã. Eu não senti quase nenhum. Só ficava sabendo pelas pessoas que estão fora do Japão e me perguntavam se estava tudo bem.

Agora pouco veio um. O mais forte que senti desde que chegamos, em agosto do ano passado. Estávamos sentados à mesa e tudo começou a balançar e fazer muito barulho. Muito! Lâmpadas, cortinas, luzes, quadros, coisas nas estantes. Tudo se mexendo! E a gente paralisou. E o barulho forte do prédio se mexendo. E foi mais longo do que eu imaginei que pudesse durar.

Estou no Twitter e nos sites que sempre uso, vendo o que estão falando a respeito. Um dos sites, especialistas em reportar terremotos, fala que foi de 6.8 na escala Richter, bem superficial (10km), o que faz com que você sinta mais. Ás vezes eles são super profundos, e mesmo que seja mais forte, você não sente tanto.

Como se não bastasse tudo isso, no site ainda fala que o epicentro foi há 185km da costa e que portanto não há perigo. Mas... detalhe: que parece ter ocorrido na mesma falha do terremoto de 9.0 do ano passado. E que o de hoje tem chances de ser uma réplica. MEDA!!!!

Estou super tonta ainda (dispenso piadinhas). A sensação é parecida com estar mareada depois de um passeio de barco. Ou quando você esteve bastante tempo na cama elástica e decide pisar no chão depois. Muito estranho. E vira e mexe parece que tudo está se mexendo.

Confesso que não foi uma experiência legal. Só fico pensando no que foi o terremoto de 9.0 de 2011. E o trauma que ele deixou para quem viveu. Não é à toa que quem presenciou, entra em pânico com qualquer chacoalhada.

Acho que talvez melhor eu dormir de roupa...

Monday, March 5, 2012

Lava-"rápido" de windsurf









 


Estes lava-"rápidos" de pranchas de windsurf estavam na mesma área onde encontrei os animais estranhos, a tartaruga, o outro bicho que eu não sei o nome... Vide post: Animais de estimação.

Deveriam ter um para os bichinhos também. A tartaruga monstro bem que ficava indo em direção ao lava-rápido...

A área é uma praia+praça na frente da baía de Tóquio. Por isso é para windsurf já que onda na baía, só se for de tsunami, então melhor assim mesmo: um mar só com marolinhas feitas pelos motores dos barcos...

Muito legal né?