Wednesday, November 30, 2011

Garden Party

Todo ano a família imperial organiza alguns eventos. Um deles é um "garden party". Este é o super convite, escrito a mão, lindo!!

É um mega evento no jardim imperial! E eles passam cumprimentando a comunidade diplomática e depois vão para outro jardim, onde estão outros convidados japoneses.

Primeiro veio o irmão do imperador, os filhos e netas, etc. Depois entra o Imperador e a Imperatriz. Eles passam perto de todo mundo mas só realmente cumprimentam os últimos quatro embaixadores a chegarem a Tóquio. Não sabíamos disso. E descobrimos na hora da festa que o Álvaro tinha sido um destes.

Não é permitido tirar fotos da família real. Estas foram tiradas antes de sabermos disso... e não inclui o Imperador e a Imperatriz. Apenas a família, bem ao fundo, bem pequenininhos. Então é quase café com leite, né? Não conta... E eu TINHA que mostrar pra vocês...



Eles passaram pela multidão, dando um tchauzinho de longe, e quando chegou no final da fila, estávamos lá: Costa Rica, Rwanda, Papua Nova Guiné e Austrália. Eles vieram, junto com a família, e todos nos cumprimentaram, um por um, com uma pequena introdução, apertos de mãos e (MUITAS) reverências (leia: abdominais).

:O evento todo, entre chegarmos e sairmos, deve ter durado duas horas. A passagem deles é de uns 15'. E na saída, ganhamos uma caixinha com uns bolinhos com o símbolo da Casa Imperial. Recheio de docinho de feijão, claro.

Os papéis que organizam a entrada do nosso carro no estacionamento, e que permite chamar o motorista no final do evento. Organização impecável, como era de se esperar:




Meu crachá:











Aqui estamos já depois do evento, num shopping a caminho de outra reunião. Ainda vestidos para o garden party: Álvaro (de pingüim) & Tauli (de mulher).


Saturday, November 26, 2011

Chapeuzinho "Vermelho"?



Tenho muitas fotos para compartilhar sobre as crianças aqui, ainda mais agora que somos vizinhos de uma escola... Mas a grande maioria precisa de tradução porque não fazem muito sentido pra mim... Estas eu tirei em agosto mas só ontem na minha aula fui entender o que eram estes chapéus!

Realmente não fazia sentido: a temperatura de agosto é de uns 35C!! E eu me perguntava: para quê colocar este chapéu que parece um isolante térmico?? Para manter a cuca fresca em um dia mais abafado que a sauna??

Eis que quando você é pequeno aqui, há muitos exercícios de evacuação de emergência (fire drills) na escola. Este chapeuzinho serve tanto para proteger contra o fogo quanto contra possível objetos que possam cair na sua cabeça num eventual terremoto. Imagino que para que caia uma escola inteira num terremoto aqui no Japão precisa de MUITO, então os riscos devem ser mesmo um livro aqui, uma bola ali, vai saber...

Agora, por que sair da escola e continuar com ele...?? Tudo pelo estilo! E a melhor notícia: ouvi dizer que será a nova moda verão 2012 no Brasil. Já aceito encomendas!!!

Quer melhor presente de Natal que este???

Sunday, November 20, 2011

Interchange da Maite, 1994-1995

Incrível, mas estamos morando no mesmo condomínio que mora a família do Interchange da Maite de quase 20 anos atrás!!!! Então para quem não conhece bem o CISV, a Maite ficou aqui na casa da Elly (japonesa de camiseta branca) por um mês e a Elly ficou na nossa casa um mês, naquela época.

Fomos jantar com toda a família. Em sentido horário, começando pelo Álvaro, eu e uma das três filhas do Ichiro e da Ayu, a mãe da Elly, a Elly com a sobrinha mais velha, Ayu (mulher do Ichiro), Ichiro e Takumi (marido da Elly).













Como se as coincidências não bastassem, o primeiro encontro nosso com a família nas redondezas, foi ao acaso. Estávamos saindo de uma lojinha que vende tofu no bairro, e quando eu fui cruzar a rua, uma mulher me chamou. E era a mãe da Elly!!! Ela e o marido estavam indo encontrar com a Elly, que estava na casa ao lado da loja de tofu, se vestindo num super kimono para se casar no civil aquele dia mesmo!!!!

E aqui vai a foto daquele dia:



Tuesday, November 15, 2011

Aula de taiko

Hoje tive minha primeira aula de taiko, o tambor japonês.

Antes de mais nada, é importante mencionar que esta é a primeira das minhas três últimas resoluções de ano novo que foi sequer começada.

Aqui vai um vídeo que eu fiz para poder treinar em casa, batucando no travesseiro... Esta música eles estão aprendendo, e eu peguei o bonde andando. Para minha surpresa, eu consegui aprender todas as partes.

O mais difícil é decidir se minha cabeça vai pensar em japonês ou em inglês ou em português. Acho que tem que ser em japonês, o que faz com que a aula fique fisica e mentalmente cansativa.

Então tenho que aprender que "do" é pra batucar com a direita e "ko" com a esquerda. Por isso que no vídeo abaixo o professor fica falando: dokodo dokodo dodokokodo....

A coisa é séria, tem até partitura:













Logo no aquecimento, a gente tinha que ficar batucando em diferentes ritmos, só levantando bem alto e abaixando as mãos/"baquetas" (será este o nome??). Depois de umas 30 marteladas no tambor, meu braço começou a doer muito... Olhei para o lado e vi minhas coleguinhas: faixa etária média de uns 60++ anos, e nem um pingo de suor!!!! Tive que me fazer de macho e agüentar a dor. HAHAHAHA Um dia eu pego elas...

Aqui vai o vídeo. Num futuro bem futurístico, trago um comigo batucando... hihihi O mais triste é que quando você está batucando, parece que vai super rápido. Agora, quando vi o vídeo, parecia camera lenta... HAHAHA

Wednesday, November 9, 2011

Takeda

Apesar de saber que o nome é japonês, é sempre legal encontrar ele por aí... Acho que a primeira é uma copiadora, ou algo parecido com serviços digitais. A segunda é uma loja de pneus, aqui perto de casa.












Para mais informações sobre aulas de natação, watsu, hidroterapia e hidroginástica em São Paulo City: Takeda.

Sunday, November 6, 2011

Café e menu pra cachorro

É... algumas coisas só acontecem no Japão...

ACHO que era um café de gente que também servia cachorros. Mas pode ser que seja um café SÓ pra cachorros... TUDO é possível!!!

Este é o menu (detalhe para o bolo de aniversário!!!):

















Imaginem o cachorro falando: "quero carne. De gato!" :-)

Me assusta um pouco essa moda de achar que cachorro é gente. Tem homem que é cachorro, mas a recíproca não é verdadeira...