Quase posso concluir que alguns órgãos governamentais não funcionam em nenhum lugar do mundo, seja no Brasil, na Costa Rica, na China ou no Japão.
O processo foi horrível. Já começou mal. Em cima da janela onde entregávamos os papéis dizia: "este departamento está sempre muito ocupado e seu procedimento pode durar 2 horas". Não tinha nem 10 pessoas na fila e ficamos 4 horas apenas para revalidar nossa carteira de motorista. E isso porque decidimos sair sem ela, e receber pelo correio.
Tudo isso para nada mais que um pequeno exame de vista, que consistia em olhar nesta máquina ao lado do Álvaro e falar qual luz acendia, como aparece nesta figura. Menos de 30' por pessoa...
O processo normal de tirar a carteira de motorista japonesa custa uns R$7.000,00 e vai ficando mais caro cada vez que você tem que retomar o teste, caso não passe de primeira. Muita gente obviamente não tira.
Você ganha este livrinho com os regulamentos de segurança viária para pedrestes e ciclistas. E tem algumas informações muito importantes, como esta. Você pode levar uma multa alta ou até ser preso por andar de bicicleta bêbado. E também pode ser punido por servir bebidas alcoólicas para pessoas que estão de bicicleta.
E como não poderia faltar, um momento reflexão:
Tudo isso só pra voce não se esquecer do Brasil!
ReplyDelete