Monday, October 31, 2011

Halloween no Japão

Na administração do nosso condomínio, todas as semanas (e talvez mais de uma vez por semana) trocam os ikebanas (arranjos de flores). Esta semana eles conseguiram fazer o halloween ficar bonito... Olha só as rosas laranjas!!!

















E esta é uma brincadeira que um japonês fez. Uma pequena paródia com os cartazes do metrô que ensinam as pessoas a se comportarem. Na parte amarela fala algo tipo "favor evitar festas de halloween dentro dos trens".


















Happy halloween!!

Saturday, October 29, 2011

Itaú - feito para quem?

Mesmo banco mas tudo beeeem diferente.

Abri um conta GRÁTIS em 5 minutos, apenas com minha carteira de motorista.

Não tem fila nem porta rotatória com guardas que querem tirar toda sua roupa antes de entrar na agência.

E claro, tem seu toque super japonês: leques, lencinhos de papel e óculos de grau para seus clientes. Ganhei tudo isso mais camiseta, revistas...

Itaú - feito para você? Só se for o Itaú Japão...

Wednesday, October 26, 2011

Carteira de motorista

Quase posso concluir que alguns órgãos governamentais não funcionam em nenhum lugar do mundo, seja no Brasil, na Costa Rica, na China ou no Japão.

O processo foi horrível. Já começou mal. Em cima da janela onde entregávamos os papéis dizia: "este departamento está sempre muito ocupado e seu procedimento pode durar 2 horas". Não tinha nem 10 pessoas na fila e ficamos 4 horas apenas para revalidar nossa carteira de motorista. E isso porque decidimos sair sem ela, e receber pelo correio.

Tudo isso para nada mais que um pequeno exame de vista, que consistia em olhar nesta máquina ao lado do Álvaro e falar qual luz acendia, como aparece nesta figura. Menos de 30' por pessoa...


















O processo normal de tirar a carteira de motorista japonesa custa uns R$7.000,00 e vai ficando mais caro cada vez que você tem que retomar o teste, caso não passe de primeira. Muita gente obviamente não tira.

Você ganha este livrinho com os regulamentos de segurança viária para pedrestes e ciclistas. E tem algumas informações muito importantes, como esta. Você pode levar uma multa alta ou até ser preso por andar de bicicleta bêbado. E também pode ser punido por servir bebidas alcoólicas para pessoas que estão de bicicleta.


















E como não poderia faltar, um momento reflexão:

Tuesday, October 25, 2011

Meu pai É japonês!!!

Parece óbvio, mas para mim não era.

Muita gente pergunta se eu fui criada como japonês ou como brasileiro. E é uma pergunta difícil de responder, porque eu não tenho outra base de comparação. O Álvaro sempre fala que eu sou muito japonesa, eu acho que minha mãe é bem japonesa. Mas estando aqui, percebo quão japonês é o meu pai. E é principalmente nas coisas pequenas, nos gestos...

Os japoneses, quando vão falar deles, apontam o dedo indicador para o nariz. Meu pai sempre fez isso! Exatamente assim:











Tem outro gesto que quando vejo aqui, sempre penso nele. Quando os japoneses contam coisas, usam os dedos de uma forma diferente dos brasileiros. A contagem é igual até o 5. Depois, quando envolve as duas mãos, eles fazem assim:










Este é ou não o Senhor Miyagi???

Wednesday, October 19, 2011

Brasileiros no sumô

Hoje em dia, poucos lutadores de sumô são japoneses. Muitos são mongóis, búlgaros e de outros países, incluindo o Brasil.

















Aqui estão dois lutadores brasileiros profissionais. Eles sempre estão nos eventos organizados pela Embaixada do Brasil. O da direita é o paulistano Ricardo Sugano (1,93m e 160kg) e o da esquerda é o paraense Eiji Nagahama (1,84m e 150kg). Os dois têm uns 24 anos.

No prato, a dieta dos moços. hehehe brincadeira. Este pratinho está loooonge da dieta de 5.000 calorias (mínimo) diárias.

Aqui uma foto deles com o Pelé.














Fico devendo um post sobre sumô. Fui assistir uma competição. É o máximo!!!!!

Sunday, October 16, 2011

Pelé in Japan

Um carisma de impressionar!! Quero que um dia o Brasil só tenha gente assim!!!
















Aqui a mensagem que ele mandou em nome da Frévia!

Thursday, October 13, 2011

Cartas credenciais

As cartas credenciais são geralmente enviadas de um chefe de estado a outro, para nomear um novo embaixador em determinado país. Ou seja, todos os embaixadores recém-nomeados apresentam cartas credenciais ao Presidente do país em que estão. Como o Japão é uma monarquia, o Álvaro foi apresentar suas cartas ao Imperador Akihito. Aqui estão:



















É uma cerimônia única, que inclui a entrada no Palácio Imperial, que fica no meio de Tóquio, mas não é aberto ao público. As esposas não participam.

Este é um dos vários papéis que o chefe de protocolo do Imperador deu para o Álvaro, e inclui exatamente cada passo que o embaixador terá que dar, locais exatos de reverências, e se são meia reverência ou reverência completa, etc. Obviamente há muitos outros detalhes coordenados, incluindo todos os minutos em que algo vai acontecer, o traje (fraque), e o que se pode ou não fazer. Não pode, por exemplo, dirigir a palavra ao Imperador. Ele é que se dirige a você.

Hoje temos um Garden Party no jardim imperial. Depois conto como foi.